11 de out de 2010

DOM PEDRO CASALDÁLIGA INTERNADO EM GOIÁS



O bispo emérito de São Félix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, de 83 anos de idade, está internado em Goiânia (GO) onde passa, hoje, por mais uma avaliação. Ele ficou uma semana num hospital de Ceres (GO) e foi para a capital do estado para novos exames.

Segundo Pe. Paulo Gabriel, Dom Casaldáliga está com o coração muito fraco e precisa passar por uma cirurgia na próstata. Esse procedimento, no entanto, não deve ocorrer em menos de um mês, devido ao seu delicado estado de saúde. "Ele está com ânimo ótimo e espírito positivo, mas muito fraco e o corpo não acompanha" - disse o sacerdote.

Dom Casaldáliga está internado no Hospital do Rim, onde lhe foi inserida uma sonda, porque ele estava com obstrução urinária. Pe. Paulo, que acompanha o bispo emérito, enfatizou ainda, que a saúde dele tem-se agravado também por causa do Mal de Parkinson.

Dom Pedro Casaldáliga é conhecido pelas lutas em que sempre se engajou, tais como a reforma agrária, a proteção aos índios, contra o trabalho escravo ou pela integração da América Latina.

Quando bispo de São Félix do Araguaia, em setembro de 1970, escreveu uma denúncia sobre o trabalho escravo, com o título "Feudalismo e escravidão no norte do Mato Grosso" e, em outubro de 1971, por ocasião da sua ordenação episcopal, lançou a carta pastoral intitulada "Uma Igreja da Amazônia em Conflito com o Latifúndio e a Marginalização Social".

Em 2005, renunciou ao cargo por motivo de idade. Ele vive em Mato Grosso desde 1968. Nascido na Catalunha, região da Espanha cuja capital é Barcelona, é uma personalidade conhecida mundialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUPERAÇÃO: Estudante com dislexia e paralisia cerebral se forma em história

Nem mesmo o diagnóstico de paralisia cerebral, a baixa visão e a limitação motora impediram que o jovem Luiz Garcia, 30 anos, realizasse o ...