17 de dez. de 2010

Um governo sem corruptos


Se insistir em formar um governo sem corruptos, Roseana corre o risco de ser cassada

Não haverá corruptos no governo Roseana. Não sei porque, mas quando li essa notícia fui assaltado pela idéia de renúncia coletiva. É uma decisão histórica. A mais histórica de todas as decisões políticas já tomadas no Maranhão. Que vai exigir muito estudo, pesquisa e até a importação de especialistas e técnicos de outros Estados e de outros países. Com essa gente governando a 50 anos, tenho certeza de que no Maranhão ninguém sabe como é que se forma um governo sem corruptos.

É de dar nó no pensamento, como diz o vulgo. Vamos passar quatro anos sem nenhum superfaturamento, sem qualquer licitaçãozinha viciada, um único convênio desviado, nenhuma lavagenzinha de dinheiro, qualquer crime contra o erário público, nada de evasão de divisas... Vai ser difícil até de acostumar. É tão raro que é provável até que dessa vez o Tribunal de Contas do Estado desaprove as contas do Governo.

Eu estou sinceramente preocupado. Vai ser o fim da propina, das comissões, dos “por fora”. Vocês estão ficando doidos? Vão mesmo acabar com a formação de quadrilha, o assalto às estatais e empresas de economia mista, as mutretas, maracutaias e quejandos, assim de uma vez, sem pelo menos um plebiscito, uma consulta qualquer à população?

Olha que isso tudo pode dar errado. Vocês vão causar muita dor e sofrimento a seus mais altos funcionários e agentes públicos. E deve ser esta a principal razão pela qual está sendo tão difícil nomear o secretariado. Com uma proposta dessas, o que é que a governadora queria? Se ela não sabe, existe gente entre seus aliados que sem tráfico de influência, suborno, acesso ilegal a verba pública, nepotismo, favores e privilégios não consegue nem respirar.

Isso não é uma reforma política, é uma ameaça. Tem empresário que vai fugir do Maranhão, funcionário público que vai pedir as contas, agentes econômicos que vão se mudar para outro planeta. Imagina! O governo do Maranhão, logo o do Maranhão, investindo a totalidade dos recursos públicos em saúde, educação, segurança, saneamento básico. Quem vai querer trabalhar para um governo com uma idéia dessas? É capaz de haver uma revolta, um levante popular!

O fim do único crime biunívoco que nós tínhamos, decretado exatamente pelo governo Roseana, pode provocar as reações mais malucas e inesperadas. Eu imagino uma revolta das principais eminências governamentais, as gravatas voando, com faixas e cartazes às portas do Palácio, exigindo: “queremos a volta do suborno”; “tou com o Tiririca, pior não fica”; “viva o tráfico de influência e a informação privilegiada”; “pela volta da compra de sentenças judiciais” e outras exclamações por enquanto impublicáveis neste Blog.

Quem avisa, amigo é: se insistir na idéia de formar um governo sem corruptos, Roseana corre até o risco de ser cassada. Para o bem de todos aqueles a quem mais ama.

Artigo de: JM CUNHA SANTOS

Um comentário:

  1. KKK
    Governo Sarneysta sem corruptos é um paradoxo. Ou é sarneysta ou não tem corrupto, não convivência entre os termos Sarneysta e anti-corrupção.
    Só pode ser piada de algum jornalista ou blogueiro babão...

    KKK

    ResponderExcluir

SUPERAÇÃO: Estudante com dislexia e paralisia cerebral se forma em história

Nem mesmo o diagnóstico de paralisia cerebral, a baixa visão e a limitação motora impediram que o jovem Luiz Garcia, 30 anos, realizasse o ...